Hospital de Clínicas promove XVII Semana da Amamentação

Atividades vão até sexta-feira (07/08)

“Amamentar: Preparando para o Retorno ao Trabalho” é o tema da Semana da Amamentação, que começou nesta segunda-feira (1/8) e vai até sexta-feira (7/8). Em Uberlândia, o evento está na 17º edição e é promovido pelo Hospital de Clínicas de Uberlândia da Universidade Federal de Uberlândia (HCU/UFU), com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde.

Neste ano, a semana coloca em evidência as mulheres trabalhadoras que amamentam, com o objetivo de conectar esforços de todos os setores para permitir que elas possam trabalhar e amamentar em todos os lugares, estimular ações, por parte dos empregadores, que apoiem as mães a continuarem o aleitamento, além de discutir os recentes avanços na proteção e defesa dos direitos de maternidade em todo o mundo e promover condições para melhorar a legislação nacional.

Como parte da programação, no dia 6/8, no Anfiteatro do Bloco 2A – campus Umuarama, a partir de 12h, a médica Fabíola Isabel Suano de Souza irá abordar os temas “Preparando a nutriz para o retorno ao trabalho” e “Importância da alimentação da mãe que amamenta para o crescimento e desenvolvimento da criança”.

A Semana Mundial de Amamentação foi criada em 1992 pela Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (WABA) e acontece em mais de 120 países.

Ações incentivam, apóiam e promovem a amamentação

O HCU-UFU realiza, durante todo ano, ações de incentivo ao aleitamento materno. Por meio de palestras, reuniões e consultas individualizadas, o ato é estimulado já durante o pré-natal e logo após o parto.

O hospital possui, também, um Banco de Leite Humano, que tem como objetivo a promoção e o apoio ao aleitamento. Por meio do Disque Amamentação, (34) 3218-2666, as mães podem esclarecer dúvidas e obter informações.

O serviço oferece ainda a Consulta de Amamentação, com pediatra, a todas as mães que procuram o Banco de Leite, independente, de terem tido ou não o bebê no HCU-UFU. O agendamento normalmente é feito para o mesmo dia, pois as dificuldades com o aleitamento devem ser resolvidas o mais rápido possível.

Mães de bebês prematuros, com dificuldades para amamentar, também contam com o banco para retirar o leite e armazená-lo até que o bebê consiga sugar corretamente o peito. Outra função do Banco de Leite é incentivar a doação de leite humano, que passa por um rígido controle de qualidade, por meio de um processo de pasteurização e análise microbiológica e é oferecido aos bebês internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, no Berçário e de outras unidades do hospital com diferentes indicações clínicas.

Confira a programação completa, que acontece no dia 6 de agosto, quinta-feira:

Atividade científica:

12h – Inscrições no local do evento

13h30 – Abertura do evento

14h15 – Palestra: Preparando a nutriz para o retorno ao trabalho – Médica Fabíola  Isabel Suano de Souza*

15h30  –  Intervalo

16h – Palestra: O papel do profissional de saúde no incentivo, apoio e  manutenção do aleitamento materno. – Médica  Fabíola Isabel Suano de Souza*

17h – Debate e Encerramento

*Fabíola Isabel Suano de Souza: Doutora em Ciências pela UNIFESP, professora auxiliar do Departamento de Pediatria e da FMABC e professora adjunto do Departamento de Pediatria da UNIFESP.

 

Fonte: Comunica UFU

3 de agosto de 2015