Estatuinte – Experiência da UnB é apresentada na UFU

Ex-reitor da Unb - Comissão Estatuinte

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) recebeu a visita do professor José Geraldo de Souza Júnior, ex-reitor da Universidade de Brasília (UnB). Ele participou da 26ª reunião da Comissão Estatuinte e trouxe um pouco da experiência em processos relacionados ao aprimoramento de estatutos de Instituições Federais de Ensino Superior (IFES).

José Geraldo ponderou sobre as dificuldades na formatação da Estatuinte da Unb, em 1988, quando presidia a Comissão. Ele lembrou do período de transição política que o país vivia, inclusive com a promulgação da Constituição, e comparou com po cenário atual do país. “Os cenários mudam constantemente e interferem no trabalho”, ponderou.

O ex-reitor da UnB enfatizou que o processo de debate sobre o estatuto abre caminho para promover inovações. “Oportunidade para discutir com a comunidade as questões novas”. José Geraldo também defendeu uma delimitação na atuação dos diversos Conselhos das universidades. “O Conselho Universitário deve discutir as grandes questões políticas. As questões funcionais devem ser debatidas em conselhos próprios, setoriais”.

Na apresentação também foram apresentadas questões relacionadas à paridade, extensão, pesquisa, ensino e a estrutura das IFES. José Geraldo defende que a base para as instituições está na formação de nível superior. A pós-graduação e os programas de extensão existem a partir do fortalecimento dos cursos de ensino superior.

A reunião da Comissão Estatuinte (CE) continua com os debates e deliberações sobre Unidades Acadêmicas. A atividade acontece nesta quinta, 16/06, das 14 às 17 horas na Sala de Reuniões dos Conselhos  Superiores, no Bloco 3P – Reitoria – Campus Santa Mônica.

Fonte: comunica.ufu.br

20 de junho de 2016