Em debate, Denise Lobato fala sobre previdência

Por Guilherme Gonçalves

DSC_0034-site

 

Na tarde de ontem (11) a professora do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Denise Lobato Gentil esteve em Uberlândia e participou de um debate. O evento realizado pelo SINTET-UFU em parceria com a Associação dos Docentes da Universidade Federal de Uberlândia (ADUFU) foi realizado nos anfiteatros A e B do bloco 5R, no Campus Santa Mônica.

A professora explicou que graças às políticas sociais implantadas pelo governo do PT, as desigualdades sociais diminuíram drasticamente as desigualdades sociais da população brasileira. A máquina estatal estava inserida dentro da economia, porém, com o agravamento da crise econômica mundial ela passou a diminuir pouco a pouco sua participação. “A partir de 2011 o Estado passou a se retirar da economia. Assim, áreas como educação e saúda passaram a sofrer com a privatização”, disse a docente.

Ao adotar tal medida a privatização aumentou em todas as áreas. Nas palavras de Lobato, o ajuste fiscal passou a ser uma desculpa para fortalecer o setor privado. “O ajuste fiscal é um pretexto do Estado para repassar suas obrigações ao setor privado no que se refere à infraestrutura”, afirmou.

Hoje, de acordo com o governo federal, a Previdência Social está deficitária, o que na visão da professora não é verdade, pois há omissão de toda a fonte de renda da previdência. “Quando se utiliza todas as fontes de renda e se soma todas as despesas da seguridade social, a previdência ainda é superavitária”, explicou. Para encerrar o debate a docente revelou que para garantir lucros ao empresariado, o governo federal abriu mão de bilhões de reais. “O governo brasileiro abriu mão de bilhões de reais que deveriam ser investidos em serviços a população, como a seguridade social. Só em 2015 o governo abriu mão de 157 bilhões de reais que deveriam ir para a seguridade social”, finalizou Lobato.

12 de maio de 2016