Comunidade universitária “abraça” a UFU e faz passeata em apoio a estudantes secundaristas

Por Guilherme Gonçalves
abraco-ufu

Estudantes, técnicos-administrativos , professores e civis “abraçaram” a UFU simbolizando a proteção a educação pública. (Imagem: Guilherme Gonçalves)

Na tarde de ontem (24), técnicos-administrativos, docentes e discentes da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e estudantes secundaristas da cidade “abraçaram” simbolicamente o campus Santa Mônica. A concentração aconteceu na portaria principal e contornou a universidade. A iniciativa foi para protestar contra a PEC 241, PLC 54, que afetam diretamente a saúde e a educação pública, retirada de direitos trabalhistas e reforma da previdência.

passeata

Passeata percorreu várias ruas e avenidas entre o campus Santa Mônica e a Escola Estadual de Uberlândia (Museu). (Imagem: Guilherme Gonçalves)

Após o “abraço” os participantes voltaram a se concentrar em frente à entrada principal, de onde partiu uma passeata que passou pelas avenidas João Naves de Ávila, Rondon Pacheco e João Pinheiro até a Escola Estadual de Uberlândia (Museu). A passeata foi uma forma de apoio à ocupação das 24 escolas estaduais ocupadas em Uberlândia.

A relação entre SINTET-UFU, ADUFU, DCE e estudantes secundaristas tende a ficar mais estreita, uma vez que a intenção do governo Michel Temer é atacar diretamente a classe trabalhadora do Brasil. Entidades de classe e estudantes seguem a mobilização para que esses projetos prejudiciais à população sejam barrados.

25 de outubro de 2016