XXVII CONSINTET-UFU 2019: assuntos de aposentadoria

A atividade que fechou o segundo dia do XXVII CONSINTET-UFU 2019 tratava de assuntos de aposentadoria. A mesa se iniciou às 17h e foi mediada pela coordenadora de aposentados do sindicato, Maria Laudemira Rezende, contando com a presença de Lílian Machado de Sá, fundadora do SINTET-UFU, e Noemi Gonçalves Santos, técnica em enfermagem do Hospital de Clínicas.

O que significa estar aposentado? Lílian inicia sua fala trazendo esse questionamento aos presentes. A partir de experiências com pessoas que estão à beira da morte, a aposentada faz uma longa reflexão sobre este tema, afirmando que é algo que pode acontecer a qualquer um, independente da idade.

Além de fundar o sindicato que representa os técnicos-administrativos em educação da UFU, Lílian também foi secretária geral da FASUBRA, pró-reitora de recursos humanos da UFU e secretária municipal de administração e finanças de Uberlândia. Contribuiu com seu trabalho durante 43 anos até decidir se aposentar. Hoje, garante que compreendeu que o sentido de sua vida são as pessoas, especificamente ajudar as pessoas. A fundadora do SINTET-UFU retorna à sua pergunta inicial, ressaltando que estar aposentado permitiu com que ela passasse a refletir melhor sobre alguns pontos da vida, ao mesmo tempo em que olha com carinho para sua trajetória.

Noemi aponta a dificuldade em falar sobre aposentadoria, segundo ela “estamos em um contexto em que nem sabemos se iremos nos aposentar”. A servidora centra sua fala sobre a saúde mental dos aposentados, apresentando e discorrendo sobre algumas situações que podem ocorrer com as pessoas durante essa fase da vida, como: insônia, ansiedade e até depressão, levando em conta que é um período de transição que, muitas vezes, acarreta reações no corpo e mente das pessoas.

A técnica em enfermagem também traz dicas que podem ajudar na qualidade de vida das aposentadas e aposentados, listando a prática de atividades físicas, leitura, dança e viagens, além de estar ao lado das pessoas que amamos. Ao fim de sua exposição, Noemi proporcionou um momento de descontração, passando músicas para que os presentes pudessem refletir e também dançar.

Em seguida, todas e todos puderam fazer perguntas às integrantes da mesa e também tecerem falas a respeito da aposentadoria, o que gerou amplo debate sobre a temática. A última atividade do dia se encerrou depois de várias discussões proveitosas sobre os sentidos que os presentes dão à este assunto.

 

10 de dezembro de 2019