UFU mantém volta às aulas no dia 17 de agosto

Reunião CONGRAD

 

O Conselho de Graduação da UFU decidiu manter o calendário acadêmico do segundo semestre de 2015, que marca o retorno às aulas para o dia 17 de agosto. A reunião extraordinária aconteceu na tarde desta quinta-feira (13/08), na Reitoria. Foram 28 votos a favor da manutenção do calendário acadêmico, 17 contrários e duas abstenções.
Os motivos apresentados pelos conselheiros favoráveis à manutenção do calendário acadêmico foram: o esforço feito nos últimos semestres para ajustar o calendário acadêmico após a greve dos professores de aproximadamente quatro meses ocorrida em 2012, pois o atraso no reinício das aulas neste momento implicaria o prolongamento do semestre letivo até janeiro de 2016; a cooperação entre coordenadores para que os ajustes de matrícula sejam feitos (alguns se disponibilizaram a ensinar os demais como utilizar o sistema); o compromisso com alunos estrangeiros que fazem intercâmbio na UFU e precisam retornar aos seus países de origem com as atividades previstas concluídas; entre outras circunstâncias.
Os defensores do adiamento do início das aulas argumentaram que o trabalho dos técnicos administrativos é fundamental durante o período de ajuste de matrícula do início de semestre. Alguns coordenadores de curso relataram que parte de seus alunos não conseguiu se rematricular via internet. Também foi considerada a necessidade de se contar com os técnicos para exercer as atividades, especialmente em setores diretamente relacionados ao ensino e à pesquisa, como as Bibliotecas. Durante o debate, alguns conselheiros lembraram ainda que outros conselhos da UFU – Conselho Universitário e Conselho Diretor – divulgaram moção de apoio à greve dos técnicos, de modo que a manutenção do calendário acadêmico pelo Conselho de Graduação seria incoerente com as decisões dos demais conselhos.
Ao final da reunião, o reitor Elmiro Santos Resende concluiu que este não é um momento de normalidade dentro da universidade, devido ao contingenciamento de recursos financeiros do governo federal, da crise em setores como o hospitalar e da greve dos técnicos administrativos.
A sétima reunião do Conselho de Graduação foi convocada devido à greve dos servidores técnicos administrativos, que teve início no dia 1º de junho. Esses servidores são responsáveis, conforme a Lei nº 11.091, de 12 de janeiro de 2005, por planejar, organizar, executar ou avaliar as atividades inerentes ao apoio técnico-administrativo ao ensino, à pesquisa e à extensão nas Instituições Federais de Ensino (Ifes), além de executar tarefas específicas a fim de assegurar a eficiência, a eficácia e a efetividade das atividades da instituição.
Redação: Diélen Borges
Imagem: Milton Santos

14 de agosto de 2015