TAE’s agora é Greve!

Assembleia_aprova_greveTécnicos administrativos da Universidade Federal de Uberlândia paralisam atividades em 1 de junho

Na tarde desta terça-feira, 26, os trabalhadores técnico-administrativos TAE’s em educação da Universidade Federal de Uberlândia UFU aprovaram a deflagração de greve para o dia 1 de junho.  O evento aconteceu no anfiteatro do Bloco 8 C do campus Umuarama e contou com a participação de 228 servidores federais. Silnando Silvério coordenou a mesa, como secretário Carlos Magno e no relatório Sirle de Souza. O sindicato distribuiu panfletos com a pauta da Greve do Serviço Público Federal e a pauta dos técnicos administrativos FASUBRA, convocando os servidores para o Dia Nacional de Paralisação 29 de maio contra a Terceirização, Medidas Provisórias 664 e 665, ajuste fiscal, em defesa dos direitos e da democracia.

Em apoio aos trabalhadores Jorgetania Ferreira, diretora do sindicato dos docentes federais ADUFU, falou sobre a luta pelos direitos e a preocupação em realizar atividades conjuntas entre professores e técnicos. Segundo Jorgetania, o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior ANDES – SN nos dias 15 e 16 de maio aprovou a greve para 28 de maio. Em Uberlândia, a diretora explicou a situação atual, “a última assembleia rejeitou a greve, serão feitos três debates nestes dias sobre Terceirização, Conjuntura Econômica e Cortes no Orçamento e Carreira.Dia 10 de junho será a próxima assembleia”, disse Jorgetania.

Informes locais e nacionais

Plenária Estatutária da FASUBRA – os delegados que participaram da plenária nos dias 23 e 24 de maio reforçaram a decisão pela greve da categoria.

30horas – a comissão está prestes a entregar ao Conselho Diretor o documento que avalia a possibilidade de redução da jornada de trabalho para 30 horas semanais aos servidores técnico-administrativos em educação da Universidade Federal de Uberlândia – UFU. O diagnóstico foi realizado a partir de estudos, planejamento e dimensionamento de pessoal. Os setores que podem reduzir a jornada estão amparados pelo Decreto n.4.836, de 9 de setembro de 2003, que altera a redação do art. 3° do Decreto n.1.590, de 10 de agosto de 1995.

Reunião entre FASUBRA e Ministério da Educação – o coordenador de educação da FASUBRA, Mário Guimarães Júnior relatou os pontos discutidos na reunião e a decisão de greve da FASUBRA diante da posição do governo federal em não negociar a pauta de reivindicações da categoria.

Após os informes, o coordenador geral Silnando Silvério realizou a leitura da pauta específica dos TAE’s. Informou sobre a Assembleia do Diretório Central dos Estudantes –  DCE –  que acontece amanhã às 17h no campus Santa Mônica em convite aos trabalhadores.

Aprovada Greve dos TAE’s

 

Em regime de votação a maioria da assembleia aprovou a Greve dos TAE’s com 01 voto contrário e 03 abstenções. A paralisação começa dia 1 de junho com uma assembleia de greve no Campus Educação Física às 14h.

Fundo de Greve

A proposta de votação do fundo de greve aprovada na folha de junho, será no valor de 1%. O valor será descontado uma única vez.

26 de maio de 2015