SINTET-UFU participa de audiência no Ministério Público sobre o plano de saúde da UNIMED

O SINTET-UFU participou na tarde de hoje (28/06/2019) de audiência no Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) promovida pela Promotoria de Justiça de Defesa do Cidadão através de seu promotor Fernando Martins sobre o contrato coletivo de plano de saúde entre a Universidade Federal de Uberlândia e a Unimed. O sindicato e servidores presentes na audiência relataram ao MPMG os aumentos exorbitantes que em alguns casos chegam a 500%, principalmente para quem tem mais de 59 anos.

O SINTET-UFU relatou diversos casos onde o aumento do plano foi tão grande que quase se iguala à remuneração dos servidores e seus familiares, inviabilizando o tratamento de doenças graves que podem causar a morte de quem não pode pagar. Na ocasião também questionou a afronta ao direito à saúde de quem pagou a vida toda pelo plano e agora será descartado no momento que mais precisa e que a discrepância entre as faixas de idade mais baixas (muito mais baratas) e as de idade mais altas (extremamente caras) é feita para aumentar o lucro da empresa pelo expurgo dos idosos.

Diante da gravíssima situação o Ministério Público estadual recomendou à Unimed e à UFU a prorrogação da adesão sem perda da cobertura daqueles que estão em tratamento de doenças graves e serão excluídos do plano por terem renda muito baixa. Ainda assim o Ministério Público não vê ilegalidade na licitação nem no contrato existente, mas o direito de manutenção da vida precisa ser garantido.

Também ficou acordada a realização no início da próxima semana de uma nova audiência do Ministério Público contando também com a presença do reitor e da administração da Unimed no sentido de criar uma cláusula que contemple a manutenção daqueles cujo direito à vida será inviabilizado por não terem condições de pagar o plano de saúde através de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).

Na próxima semana o sindicato trará mais informações sobre este processo e sobre as tratativas para a construção de uma alternativa de plano que contemple o conjunto dos servidores para além do plano oferecido pela Unimed.

Coordenação Colegiada do SINTET-UFU

 

28 de junho de 2019