Reitor Eleito, Reitor empossado. Enfim a normalidade institucional?

 

Finalmente 2021 poderá começar na Universidade Federal de Uberlândia. Foi publicado nesse dia 06 de janeiro o Decreto de recondução ao cargo do Reitor eleito da Universidade Federal de Uberlândia: Prof. Dr. Valder Steffen Júnior.

A notícia tranquiliza, considerando a ansiedade e insegurança que incomodava a comunidade universitária, mas pode-se afirmar que voltamos à normalidade institucional que desejamos na UFU? Completamente, ainda não.

Para que a normalidade institucional construída na UFU ao longo dos anos seja restaurada em sua plenitude, é necessário aguardar e observar algumas ações imediatas que o Reitor reconduzido deve promover. A composição de sua equipe para os próximos quatro anos é uma delas.

As peças que estiveram no tabuleiro nos últimos quatro anos serão mantidas? Mesmo aquelas peças que, claramente, tinham preferência por princípios e períodos antidemocráticos?

Outra questão que precisa ser observada é quanto ao resgate da prática democrática de escolha do superintendente do Hospital de Clínicas.

Apesar de ter sido durante a gestão anterior do Reitor reconduzido que os trabalhadores e trabalhadoras do Hospital de Clínicas perderam o direito de eleger, democraticamente, quem ocupava o cargo de gestor máximo daquele órgão, consideramos que seria um avanço considerável retomarmos essa prática. Os trabalhadores e trabalhadoras do Hospital de Clínicas anseiam por reaverem esse direito.

De toda forma, a publicação do Decreto de recondução traz algum alívio na tensão existente, e vencida esta barreira, apesar das dificuldades infringidas por uma política errônea e titubeante do governo central, desejamos que os próximos quatro anos sejam prósperos à UFU, para todas as categorias, em todos os aspectos, e que a gestão ora reconduzida ao cargo concentre suas energias em fazer dessa UFU aquilo que ela sempre foi e que desejamos que permaneça: autônoma, humana, democrática, inclusiva e respeitada pela sua importância, para Uberlândia e região. Afinal, a universidade pública, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada é pilar essencial para a construção de uma sociedade melhor.

É importante relembrar que, para além da recondução do Reitor reeleito, a democracia se constrói a partir da realidade e reivindicações da comunidade universitária: técnicos/as, docentes e discentes. Que a aflição que atingiu a gestão superior da UFU em relação a um possível ato antidemocrático de Jair Bolsonaro, sirva como alerta para que possamos construir, também internamente, uma UFU mais democrática.

Reafirmamos, portanto, que o dever democrático deve ser defendido todos os dias para que não seja esquecido: democracia como princípio e equidade como prática democrática.

 

Coordenação Colegiada

7 de janeiro de 2021