Paralisação para o dia 18/03 é aprovada em assembleia geral

Por Lorena Martins

 

Na tarde dessa quarta-feira, dia 4 de março de 2020, dezenas de Técnico-Administrativos em Educação (TAE’s) se reuniram no auditório do bloco 5S, campus Santa Mônica, para realização de assembleia geral com a seguinte pauta: informes locais e nacionais; aprovação de ação coletiva contra declarações do Ministro da Economia, Sr. Paulo Guedes; análise de conjuntura; aprovação de paralisação no dia 18/03; eleição de representantes TAE’s para os Conselhos Superiores e, por fim, eleição de delegadas/os para Plenária da FASUBRA que ocorrerá entre os dias 13 e 15 de março.

Durante a atividade, a análise de conjuntura foi elencada por questões referentes aos contínuos ataques do governo à educação e aos servidores e serviços públicos. Nesse sentido, após longo debate, os presentes decidiram por unanimidade pela paralisação no dia 18 de março. A Greve Nacional da Educação do dia 18, chamada pela Fasubra, é uma preparação para movimentos maiores a serem realizados durante o ano e tem como pauta a defesa das servidoras, servidores e dos serviços públicos. A mobilização também se pauta na luta contra a reforma administrativa, que significa a retirada de direitos dos trabalhadores e trabalhadoras, além da reforma sindical, que está prestes a ganhar forma. Outros ataques, como as PECs 186, 187 e 188 e a recente convocatória do presidente para manifestação contra o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal, ato que representa ameaça à democracia, reforçam a necessidade de adesão da categoria ao movimento.

As companheiras e companheiros que participaram da assembleia também aprovaram a ação judicial coletiva proposta pelo SINTET-UFU contra a declaração do Ministro da Economia, Sr. Paulo Guedes, que se referiu aos servidores públicos como “parasitas do estado brasileiro” durante uma palestra na Fundação Getúlio Vargas (FGV). Leia aqui a nota de repúdio do sindicato.

Por fim, os presentes elegeram Luís Paulo Pires e Alexandra Rodrigues de Oliveira como representantes TAE’s no Conselho Universitário (CONSUN); além de Ana Paula Medina e Yara Magalhães como representantes TAE’s no Conselho de Graduação (CONGRAD). Também foram eleitos os delegados e delegadas para a Plenária da Fasubra, que acontecerá nos dias 13 e 15 de março.

 

 

 

4 de março de 2020