NOTA PÚBLICA EM SOLIDARIEDADE AO PROFESSOR DIOGO

 
O SINTET-UFU vem a público manifestar todo o seu apoio ao Professor Diogo que vem sofrendo constrangimentos públicos e perseguições políticas em virtude de estar, em sala de aula, exercendo a mais preciosa função social da educação: promover a reflexão, o pensamento crítico, o diálogo construtivo para uma formação cidadã e consciente.
Ao mesmo tempo que nos solidarizamos ao Professor, cuja história no ambiente de ensino deve ser motivo de aplausos e não de perseguições, tornamos público nosso mais intenso repúdio às atitudes e considerações emanadas pelo seu agressor e perseguidor.
Lamentamos muito que alguém investido de um mandato de representação popular, fuja às prerrogativas do cargo que ocupa para atuar como cão de guarda de uma ideologia fascista e desumana que tanta desgraça trouxe ao país: são mais de 610 mil vidas perdidas em função do negacionismo defendido por esta ideologia nefasta.
O ataque ao PROFESSOR DIOGO deve ser entendido como um ataque à educação como um todo e não pode passar como apenas mais um fato lamentável dentro deste ambiente de ódio criado a partir de um tropeço democrático ocorrido em 2018.
Não se acanhe Professor, mantenha sua cabeça erguida e o seu compromisso com aqueles que precisam do seu conhecimento para se tornarem cidadãos melhores. Vemos em você, e nos profissionais sérios da educação a representatividade que precisamos.
Seu agressor, talvez por ter entrado na legislatura pela janela do coeficiente eleitoral, portanto sem representatividade alguma, não compreendeu ainda a responsabilidade do cargo que ocupa e qual o papel deve exercer. Carece de formação, muito provavelmente.
Para além da solidariedade ante este fato inadmissível o SINTET-UFU se coloca à sua disposição, Professor, para o apoiá-lo naquilo que precisar.
Nossa defesa é pela educação livre, democrática, consciente, laica e cidadã.
 
Coordenação Colegiada Sintet-UFU

12 de novembro de 2021