Nota de repúdio do SINTET-UFU à exoneração da superintendente do HUPAA-UFAL, que atenta contra a autonomia universitária no país

A Coordenação Colegiada do SINTET-UFU, representante das trabalhadoras e dos trabalhadores técnico-administrativos em educação da UFU, manifesta por meio desta nota pública nosso REPÚDIO à exoneração da superintendente do Hospital Universitário Prof. Alberto Antunes da Universidade Federal de Alagoas (HUPAA-UFAL), Maria de Fátima Siliansky de Andreazzi, realizada de forma autocrática pela presidência da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) em Brasília.

Ao contrário do que foi afirmado pela Administração Superior, na reunião do Conselho Diretor da UFU, na última sexta-feira (09/06/2017) de que hoje a EBSERH supostamente estaria com uma postura mais flexível e democrática, com capacidade de respeitar a autonomia de cada Universidade; essa ação que promoveu a exoneração da superintendente do HUPAA da UFAL consiste em uma forte ingerência administrativa, em um forte e grave ataque da EBSERH à Autonomia Universitária, e no caso em específico contra a autonomia da UFAL e da gestão autônoma de seu Hospital.

Ressaltamos que o caráter da EBSERH ainda não se alterou.

A EBSERH ainda é uma empresa criada com o intuito de adotar mecanismos mercadológicos e privatistas para a gestão administrativa e financeira dos Hospitais Universitários, e com nítida incapacidade de atender a determinação judicial de resolver o problema da terceirização da força de trabalho nos Hospitais Universitários para eliminar a múltipla existência de contratos de trabalho dentro desses Hospitais. Vale ressaltar que a EBSERH representa também um avanço da precarização e do Assédio Moral nos hospitais.

A coordenação colegiada do SINTET-UFU se posiciona contra esse autoritarismo da EBSERH, e se solidariza com a comunidade universitária da UFAL, por entendermos que a agressão à autonomia universitária da UFAL simboliza uma agressão à autonomia universitária de todas as IFES do país.

Por uma Gestão Universitária, Pública, Autônoma e Democrática!

Pela imediata reintegração da superintendente do HUPAA da UFAL, Maria de Fátima Siliansky de Andreazzi.

 

Uberlândia, 13 de junho de 2017

Coordenação Colegiada do SINTET-UFU

13 de junho de 2017