Nota de repúdio ao atual modelo de decisões do HC-UFU

A Coordenação Colegiada do SINTET-UFU, em cumprimento à deliberação de Assembleia realizada no dia 28 de fevereiro no campus Umuarama da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), vem a público manifestar seu TOTAL REPÚDIO ao modelo de tratamento e decisões que a atual Gestão do Hospital de Clínicas da UFU (HC-UFU) têm dispensado aos trabalhadores e às trabalhadoras.

Em nome de um projeto de privatização da saúde denominado Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), já falido em vários hospitais universitários Brasil afora, a atual gestão tem preterido aspectos fundamentais para os trabalhadores e trabalhadoras do HC-UFU, como a capacitação, a qualificação e a qualidade de vida.

Aquela gestão aberta ao diálogo, com agenda fixa com o SINTET-UFU, preocupada na melhoria de condições de trabalho no Hospital de Clínicas ficou pelo caminho. Foi sufocada por um projeto maior que atende a interesses alheios aos princípios do hospital público, da educação gratuita e do modelo de hospital escola.

Enfeitiçada pelo canto de sereia da EBSERH, a Gestão do HC, assim como os portugueses no período das grandes navegações, ao vagar em busca do Mito do Eldorado e acaba por promover um massacre de direitos que nos remete a Eldorado dos Carajás.

Decisões que interferem diretamente na rotina de trabalhadoras e trabalhadores, são tomadas diariamente, ignorando aspectos como a segurança ao fechar portarias de acesso, ou da própria dignidade ao fechar vestiários e espaços de uso mútuo.

Lamentamos e repudiamos profundamente tal mudança de comportamento e resgatamos à memória aquilo que a atual Gestão faz questão de ignorar: QUEM AS ELEGEU PARA ESTES CARGOS FORAM TRABALHADORAS E TRABALHADORES DO HOSPITAL, e não a EBSERH.

O SINTET-UFU reitera a sua disposição na retomada do diálogo para a construção de soluções que preservem as características fundamentais do HC-UFU e o direito de trabalhadores e trabalhadoras.

Coordenação Colegiada do SINTET-UFU

2 de março de 2018