NOTA DE APOIO À GREVE DOS PETROLEIROS

 

 

Em greve desde o dia 01 de fevereiro de 2020, os Petroleiros têm dado um exemplo de luta, de obstinação e de resistência.

Apesar de todos os ataques que o movimento vem sofrendo, com desconto de dias parados, decisões judiciais tentando determinar o número possível de participantes do movimento e bloqueio de contas e recursos dos sindicatos, os trabalhadores e trabalhadoras seguem firmes na luta pautados pelo objetivo de proteger patrimônios nacionais que são caros à soberania do Brasil.

O não cumprimento do último acordo coletivo da categoria, a suspensão das demissões na Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados do Paraná (Fafen), o fim da política de paridade de preços com o mercado internacional, a não privatização da Petrobrás, são bandeiras presentes na pauta desta greve que se fortalece a cada dia, apesar de toda a mídia nacional insistir em tratar o assunto sem a relevância que merece.

Já são 50 plataformas que aderiram à greve, contabilizando 5 estados do país; 108 unidades em 13 estados; mais de 20 mil trabalhadores no movimento: nenhuma nota, chamada ou veiculação na grande mídia nacional.

Mesmo diante de um governo cujo único projeto apresentado e executado até agora é destruir as instituições mais importantes para a sociedade brasileira, como as Universidades, Institutos Federais, Institutos de defesa do meio-ambiente, a cultura e a arte; os Petroleiros nos dão os caminhos e o exemplo de como reverter toda essa política de sucateamento do Estado e entrega de nossos recursos e de nossas riquezas.

Não existe vitória sem luta, não existe luta sem sacrifícios e não haverá garantia de direitos e novas conquistas com posturas contemplativas e apenas com a virtualização dos debates. As redes são importantes para a mobilização e construção do pensamento, mas é nas ruas que trabalhadores e trabalhadoras sempre mostraram a sua força e o seu valor.

O SINTET-UFU vem a público DECLARAR APOIO AOS COMPANHEIROS PETROLEIROS, reforçando, na oportunidade, a necessidade de termos como referência a tal persistência, obstinação e empenho para construirmos, por nosso lado, a resistência necessária à defesa da Educação pública, gratuita e de qualidade, da autonomia das Universidades e Institutos Federais, da importância do serviço e servidor público brasileiro e na defesa de nossos direitos.

 

Uberlândia, 14 de fevereiro de 2020
Coordenação Colegiada SINTET-UFU

14 de fevereiro de 2020