Motoristas da universidade aceitam proposta de retroativo sobre diárias de viagens

O retroativo é referente ao período do ano de 1997 a 2000

 

Luciana Castro

 

Reunidos no SINTET-UFU na manhã desta quinta-feira 26, os motoristas da Universidade Federal de Uberlândia aprovaram a proposta de cálculo do retroativo sobre diárias não remuneradas.

 

Ação judicial coletiva ajuizada pela assessoria jurídica do sindicato no ano de 2000, foi contra uma resolução do CONDIR sobre as diárias de viagens realizadas pelos motoristas da universidade. Segundo a resolução, o pagamento das diárias seria da seguinte forma:

 

  • Nas viagens de 5 dias seriam pagas apenas 3 diárias;
  • Acima de cinco dias, seriam discutidos caso a caso.

 

Devido à ilegalidade desta resolução, o sindicato ingressou com o processo, sendo aprovada a liminar que anulou a resolução. O ganho de causa tramitou durante 14 anos. A assessoria jurídica do sindicato ingressou com a execução para pagamento do retroativo das diárias referente ao período de 1997 a 2000.

 

Após o levantamento de documentos do período das viagens, foram apresentados aos motoristas os valores calculados pelo sindicato e valores calculados pela universidade – houve uma pequena diferença entre os cálculos.  Os motoristas aceitariam o valor proposto pela UFU, que serão pagos após homologação pelo juiz.

 

Trabalhador, juntos somos fortes!

 

 

26 de março de 2015