Moção do SINTET-UFU em apoio ao SINTUSP

 

mocao-de-repudio-usp

O Sindicato dos Trabalhadores Técnico – Administrativos em Instituições Federais de Ensino Superior de Uberlândia (SINTET-UFU) vem declarar publicamente todo e irrestrito apoio ao SINTUSP em virtude de mais uma iniciativa da Reitoria da USP e do governo do estado de São Paulo em atacar às liberdades sindicais. Após a tentativa de despejo do SINTUSP das instalações que há 50 anos tem como sede, os trabalhadores e as trabalhadoras da USP foram surpreendidos(as), a três dias do recesso de Natal, por uma obra em frente ao seu sindicato que instalaria uma cerca para limitar o acesso à sede.

Segundo informações da empresa contratada a obra de cercamento fecharia todo o espaço onde se encontra a sede do SINTUSP, bem como os espaços estudantis da ECA (Escola de Comunicação e Artes) – o Centro Acadêmico, a Atlética, e todo o espaço da “prainha” (local de vivência estudantil) que passaria a ter “acesso restrito a pessoas credenciadas”. Pelo histórico de práticas antissindicais da reitoria da USP e pela forma repentina em que a obra foi iniciada, bem como pelos locais estratégicos atingidos, fica explícita a tentativa de se acabar com a liberdade de organização sindical dos trabalhadores e trabalhadoras e com essa ferramenta de defesa dos direitos, de defesa da universidade, da educação e saúde públicas que representa o SINTUSP.

Aproveitamos a oportunidade para também registar nosso veemente repúdio a reitoria da USP e ao governo do estado de São Paulo por tais iniciativas.

O ataque ao SINTUSP é um ataque a todo movimento da classe trabalhadora e não deixaremos passar. Apoiamos firmemente os trabalhadores da USP e nos somamos a esta luta.

 

Uberlândia, 22 de Dezembro de 2016.

Coordenação Colegiada do SINTET-UFU

22 de dezembro de 2016