Manifestação contra PL 4330 na Câmara Municipal de Uberlândia

A mobilização pelos direitos do trabalhador reuniu sindicatos e movimentos sociais

 

Luciana Castro

O SINTET-UFU participou da mobilização na manhã desta quarta-feira 15 em frente à prefeitura de Uberlândia. A Frente Popular em Defesa da Democracia e Contra o Conservadorismo sindicatos CUTistas , estudantes, movimentos sociais e trabalhadores Sem Terra que estão acampados na Praça Cívica participou do movimento. A manifestação se estendeu para a sessão da Câmara Municipal contra a regulamentação do Projeto de Lei 4330/04 que terceiriza a mão de obra. Os parlamentares aprovaram durante a sessão três representantes do movimento com espaço para discurso.

 

O professor da Universidade Federal de Uberlândia, Edílson José Graciolli, representante da Frente Popular em Defesa da Democracia e Contra o Conservadorismo discursou sobre a precarização das relações de trabalho que o PL 4330/04 pode causar, caso seja sancionado pela presidente Dilma Roussef. “Terceirização é sempre uma estratégia para fragilizar o lado dos que vivem da força do trabalho”, disse Graciolli.

 

Deodato Divino Machado, representante dos trabalhadores Sem Terra, falou sobre a luta pela reforma agrária e discursou contra o projeto que regulamenta a terceirização. “Nós não somos favoráveis a nenhuma mudança onde colocam em sacrifício os direitos dos trabalhadores desse Brasil”, disse Machado.

 

Romualdo Bezerra Leite, do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo de Uberlândia, representou os sindicatos CUTistas do município, mantendo o discurso contra o PL 4330/04.

 

Alguns vereadores discursaram se manifestando favoráveis à causa da manifestação contra a terceirização. Foram citados os parlamentares que votaram a favor do projeto na Câmara dos deputados, o deputado federal Odelmo Leão PP/MG e o também deputado federal Tenente Lúcio PSB/MG. O primeiro vice-presidente da Câmara, vereador Adriano Zago agradeceu à participação e declarou que a casa sempre estará aberta para discussões à favor do trabalhador.

 

15 de abril de 2015