Greve é deflagrada por TAE’s da UFU

Primeira assembleia de greve acontecerá na próxima quarta-feira. (Imagem: Guilherme Gonçalves)

Por Guilherme Gonçalves

Foi realizada na tarde dessa quinta-feira, 16, a assembleia geral da categoria que deflagrou greve das técnicas e técnicos-administrativos em educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) a partir do dia 21 de novembro. O evento aconteceu nos anfiteatros C e D do bloco 5R, campus Santa Mônica. Mário Guimarães Júnior coordenou a atividade, com Celeste Francisca da Silva como secretária e Alexandre Igrecias como relator. A pauta aprovada foi: informes locais e nacionais; análise de conjuntura; deflagração de greve das técnicas e técnicos-administrativos em educação da UFU e encaminhamentos.

Durante os informes, muitos participantes aproveitaram para agradecer e parabenizar o processo eleitoral ocorrido nos dias 13 e 14 de novembro. Foram feitos informes sobre o corte de insalubridade na UFU, inclusive sobre as ações jurídicas em andamento. Em seguida, todas e todos puderam fazer suas análises de conjuntura. O discurso predominante foi o de inúmeros ataques à classe trabalhadora brasileira, principalmente o funcionalismo público. Assim, predominou ainda a defesa da greve das técnicas e técnicos-administrativos da UFU, uma vez que funcionárias e funcionários de 29 universidades públicas do país já paralisaram suas atividades.

Em seguida foi votada a deflagração da greve das servidoras e servidores da UFU. Em regime de votação foi aprovada greve da categoria por ampla maioria. Cinco pessoas votaram contra e oito abstiveram o voto.

Ficou decidido ainda que a primeira reunião do Comando Local de Greve (CLG) acontecerá na terça-feira, 21 de novembro, às 9h em tenda montada na praça em frente ao bloco 1J. Já a primeira assembleia de greve acontecerá na próxima quarta-feira, 22 de novembro, as 14h também na tenda em frente ao bloco 1J.

16 de novembro de 2017