Greve – 56 universidades em defesa da educação e saúde pública

Assembleia de Greve 08062015 4

 

Amanhã haverá mobilização no saguão da Reitoria

Nesta terça-feira, 08, os trabalhadores técnico-administrativos da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), se reuniram no campus Educação Física em assembleia. Compareceram 186 servidores. Coordenou a mesa Wilson Batista, no relatório Carlos Magno e Maria Laudemira na secretaria. Segundo Batista, 56 universidades federais aderiram à greve.  As próximas Assembleias de Greve serão realizadas – no dia 15 de junho às 14h no campus Educação Física e dia 17 de junho, o local será divulgado. Aprovado a inclusão de libras e braile na comunicação do sindicato sobre a greve, iniciativa de servidores que trabalham na universidade.

Informes locais

Atividades durante a semana.

Atividades Segunda08/06 Terça09/06 Quarta10/06 Quinta11/06 Sexta12/06
Manhã 9hReunião do Comando Local de Greve Visita campus Patos de MinasSaída: 7h30

Reunião: 14h

 

9h

Mobilização no saguão da Reitoria

9hReunião Comando Local de Greve

 

Visita campus Pontal

Saída: 7h

Reunião: 9h

9hMobilização campus Santa Mônica 9hMobilização

Local a confirmar

Tarde 14hAssembleia

De Greve

 

Reunião com os TAE’s na Reitoria  14hDebate Público sobre Ajuste Fiscal

Campus Educação Física

15hReunião com a ADUFU na sede do SINTET-UFU

 

30 horas

Após 11 meses de estudo sobre a possibilidade de redução da jornada de trabalho para 30 horas na UFU, a presidente da Comissão das 30 horas, Joelma Moura informou que o relatório final foi entregue na última quarta-feira (3). A redução é amparada pelo decreto n.4.836, de 9 de setembro de 2003, que altera a redação do art. 3° do Decreto n.1.590, de 10 de agosto de 1995. “Agradeço a todos que participaram desse trabalho técnico”, disse Joelma.

Estatuinte

Estão abertas as inscrições para participar da comissão Estatuinte UFU, de 8 a 11 de junho. Segundo o site www.estatuinte.ufu.br, estatuinte é quando Instituição define seu Estatuto – conjunto de leis internas que rege no caso, a universidade. O estatuto da UFU em vigor desde 2000 substituiu o anterior por meio do processo Estatuinte.

Informes Nacionais

“A partir de hoje o Comando Nacional de Greve será constituído em Brasília”, disse Mário Guimarães. São 24 universidades em que os docentes aderiram à greve. O Comando Nacional de Greve da FASUBRA e o Comando Nacional de Greve do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN), farão uma coletiva de imprensa conjunta para divulgar à sociedade os motivos da Greve segundo o coordenador de educação da FASUBRA.

PCCTAE

Segundo Paulo Henrique, no dia 9 de maio será a reunião da FASUBRA para discutir a proposta de alteração do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (PCCTAE). No dia 10 de maio será a reunião dos membros da Comissão Nacional de Supervisão da Carreira (CNSC).

Na reunião do dia 22 de maio entre a FASUBRA e Ministério da Educação (MEC), foi apresentado pelo MEC a proposta de minuta do Projeto de Lei que altera a Lei 11.091/2005

Ao final da reunião, foi entregue pelo MEC à Fasubra uma proposta de minuta de projeto de lei  que altera a Lei 11.091/2005 – PCCTAE:

  1. Introduz no art. 8º o parágrafo 3º com a seguinte redação: A definição e as atualizações das atribuições dos cargos serão de competência da Comissão Nacional de Supervisão da Carreira CNSC. Na pratica isso significa que não haverá necessidade do processo de racionalização ir para o congresso, ou seja, pode ser definido direto pela CNSC, via outro instrumento. Vale lembrar que o PUCRCE de 1987 que definiu as atuais atribuições foi via portaria do MEC.
  2. O art. 9º faz menção a um anexo II que não foi apresentado pelo governo. A FASUBRA vai formalizar cobrança desse anexo, para conhecer quais os cargos que o governo concordou em mudar de nível de classificação ou se não concordou com nada. Na reunião do dia 27 da CNSC, a representação da FASUBRA o anexo.
  • O art. 2º estende a todos, independentemente do tempo ocupado no cargo ou na instituição, o afastamento parade programas de pós-graduação strictu sensu, que é a extensão do artigo 30 da Lei 12. 772/12 para todos.
  1. O Art. 3º trata da abertura de prazo de opção ao PCCTAE para aqueles que continuam no PUCRCE. Faz menção ao anexo VI que tem que ser revisto pela CNSC. O que foi discutido na ocasião, pela representação da FASUBRA, foi buscando as mesmas condições da opção realizada em 2012.

 

Sérgio dos Santos Neves falou que as sugestões de assuntos na pauta local de greve devem ser encaminhadas ao Comando Local de Greve.

 

 

 

8 de junho de 2015