Flexibilização da jornada de trabalho pauta assembleia no HC-UFU

Foto: Raissa Dantas

Por Guilherme Gonçalves e Raissa Dantas

A flexibilização da jornada de trabalho em 30 horas foi pauta da assembleia setorial que aconteceu na manhã dessa quarta-feira, 21, no Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU). O evento aconteceu no estacionamento do hospital e teve Mário Guimarães Júnior como coordenador da mesa, Jaciara Boldrini na secretaria, e Alexandre Igrecias na relatoria.

A assembleia teve início com repasses sobre a reunião entre o Ministério Público (MP), administração da UFU, diretoria do HC e o SINTET-UFU. Alexandre Igrecias, Carlos Monteiro, Jaciara Boldrini e Mário Guimarães Júnior foram os responsáveis por informar o que foi discutido na reunião convocada de última hora e pouco antes da paralisação das trabalhadoras e trabalhadores do hospital.

Ainda no primeiro instante da assembleia, as técnicas e técnicos-administrativos foram alertados sobre a articulação da direção do HC por trás do envolvimento do MP no assunto, uma vez que o SINTET-UFU e a Comissão de Jornada de Trabalho (CJT) sempre atenderam os trâmites e solicitações da universidade durante todo o processo. A convocação para a reunião foi uma surpresa para o sindicato, que sempre buscou o diálogo e atendeu os pedidos da administração universitária.

Após os repasses, as presentes e os presentes tiveram o microfone a disposição pra fazerem suas análises sobre as 30 horas. A maioria das análises foram baseadas na atuação do judiciário, que não levam em consideração as servidoras e servidores do HC-UFU. Sebastião Elias foi um dos que apresentou sua análise, e disse entender a preocupação do Ministério Público com a população, mas lembrou que as trabalhadoras e trabalhadores não são levados em consideração. “Os promotores de justiça dizem que é difícil para eles receberem reclamações da população, verem as famílias em situações difíceis, mas vivenciar isso sentados atrás das mesas deles é uma coisa. Eles se esquecem que quem lida com essas situações todos os dias somos nós. Diariamente somos nós, trabalhadoras e trabalhadores desse hospital, que lidamos diretamente com as mortes, com os enfermos, com as famílias em situações delicadas, que enfrentamos a sobrecarga de trabalho, sofremos com a dificuldade de desenvolver nossas atividades por falta de insumos. E apesar de tudo isso, ainda buscamos desempenhar o melhor atendimento para a população”, disse o trabalhador.

Ao final, foi reforçada a importância da mobilização da categoria, pois a estratégia do Ministério Público, administração da UFU e diretoria do HC já está montada. O SINTET-UFU continuará na luta e lançará intensa campanha de comunicação para mostrar para a população uberlandense o verdadeiro intuito e benefício da flexibilização da jornada de trabalho em 30 horas para todos os envolvidos. Desde as trabalhadoras e trabalhadores do hospital, até aos pacientes e seus familiares.

21 de novembro de 2018