FASUBRA apresenta minuta do termo de acordo ao governo

Reunio MPOG sexta

 

Na tarde de quinta-feira, 24, o Comando Nacional de Greve (CNG) da FASUBRA Sindical se reuniu com o secretário de Relações de Trabalho, Sérgio Mendonça na sede do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), após uma hora de atraso. A proposta imposta pelo governo federal de reajuste de 5,5% em agosto de 2016 e 5% em 2017 e elevação no “step” na carreira de 0,1%, foi aprovada pela categoria, após rodada de assembleias dos sindicatos de base. Também participaram da reunião o secretário de Ensino Superior do Ministério da Educação, Jesualdo Farias e a Assessoria Jurídica da federação.

A FASUBRA enviou a minuta de acordo no período da tarde à Secretaria de Relações de Trabalho (SRT), documento com base no que a maioria da categoria deliberou. A representação da FASUBRA cobrou mais agilidade no processo negocial, devido a afirmação de Mendonça em analisar o termo de acordo construído pela federação somente na próxima semana. “Não haverá discussão enquanto não analisarmos este assunto entre nós, até terça enviamos nossa proposta e na quarta à tarde discutimos o texto, para que realizem as assembleias de vocês”, disse Mendonça. Na ocasião, o secretário da SRT/MPOG falou sobre o teor do acordo, “o que vale são as respostas apresentadas por meio de ofícios do Ministério do Planejamento e a carta do Ministério da Educação”.

De acordo com a FASUBRA, se o governo está pedindo um tempo para análise, deve haver garantias do não corte de ponto, além da decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que proíbe esta ação por parte do governo. Sobre este assunto Mendonça declarou, “se estamos caminhando para uma convergência, não vai haver surpresas”.

A representação da FASUBRA questionou a decisão do governo em delongar a greve e afirmou, “vocês estão jogando a greve para mais duas semanas, agora está na mão do governo”. A federação também advertiu informar à imprensa sobre a continuidade da greve, devido a morosidade do governo em resolver a questão. “Só vamos sair da greve depois que assinarmos o acordo”.

Agenda

29/09 – Governo encaminhará documento de termo de acordo após análise do que foi apresentado pela federação. Atos nas reitorias para cobrar celeridade nas negociações.

30/09 – Reunião do CNG para análise em conjunto da redação das cláusulas no MPOG.

 

Atos nos estados

O Comando Nacional de Greve da FASUBRA Sindical participou na manhã do dia 23, do Ato contra pacote de medidas do governo federal que atinge o funcionalismo público. A manifestação aconteceu em todos os estados. Em Brasília-DF, os grevistas se concentraram em frente ao Ministério da Fazenda.

O Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) engrossaram as fileiras de insatisfação diante da redução de investimentos no programa Minha Casa, minha vida.
Diante da conjuntura atual de crise econômica e política os trabalhadores afirmam que não vão pagar a conta.

Escrito por: Luciana Castro

Fonte: FASUBRA

28 de setembro de 2015