CLG promove debate sobre EBSERH

Aconteceu na tarde desta quinta-feira, 23, o debate: EBSERH e a privatização dos HU’s, promovido pelo Comando Local de Greve (CLG) do SINTET-UFU, com os debatedores, professor Edílson José Graciolli, professor do Instituto de Ciências Sociais (INCIS) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), e do diretor nacional da Fasubra e membro do CLG, Mário Guimarães Júnior. A mesa foi coordenada pelo coordenador geral do SINTET-UFU e presidente do Conselho Municipal de Saúde, José Veridiano.

Antes da palestra foram dadas saudações a Raul Marques Pereira, assessor do deputado estadual, professor Neivaldo e que representou o mesmo no debate. E a servidora do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Tude Abreu.

Iniciando o debate, o diretor da Fasubra, Mário Júnior explicou o processo de criação e instauração da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) e os motivos que levam a Fasubra a ser contra a mesma. “Uma empresa pública, mas com caráter privado visa o lucro, cabe a nós lutar para impedir a entrada da EBSERH nos hospitais universitários”, disse.

Já o professor Edílson José Graciolli acredita que muitas coisas na lei que regulamenta a EBSERH ainda serão alteradas. “O texto jurídico não é algo acabado. Ele vem pra lá e pra cá”, disse o professor. Ele acredita ainda que a empresa será fiscalizada pelo governo. “A lei que cria a EBSERH fala de mecanismos de controle”, completa.

Após o debate foi aberta a participação e questionamentos por parte dos presentes. Dúvidas foram tiradas e para finalizar foi servido um café da tarde.

 

Escrito por: Guilherme Gonçalves

Imagem: Nayane Dominique

25 de julho de 2015