Categoria aprova Paralisação Setorial do HC no dia 28/01 e deflagra Greve Sanitária dos setores acadêmicos e administrativos da UFU

Servidores e servidoras se reuniram no CC do campus Umuarama e online pela plataforma Zoom

 

Na tarde dessa segunda-feira, dia 24 de janeiro, o SINTET-UFU  realizou Assembleia Geral de TAE’s UFU. A atividade semipresencial aconteceu no Centro de Convivência do campus Umuarama e online por meio da plataforma Zoom.

A pauta de informes locais e nacionais teve início com a divulgação da resposta ao Ofício 005/2022 que o SINTET-UFU enviou à Gestão Superior. Nesse documento, o Sindicato solicitou que a Reitoria emitisse novas orientações aos servidores e servidoras das áreas acadêmicas e administrativas para que retornem ao trabalho remoto, considerando o agravamento da pandemia de COVID-19. A Gestão Superior não acatou o pedido do SINTET, argumentando que o Comitê de Monitoramento ao COVID-19  não acha a medida de retorno ao trabalho remoto necessária, apesar do aumento do número de casos de infecção.

Em seguida, os presentes debateram sobre o Decreto 10.620, que objetiva transferir as aposentadorias e pensões dos servidores e servidoras das autarquias e fundações federais para o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).  A categoria entende que isso afeta diretamente os aposentados e aposentadas da UFU, podendo configurar demora nos prazos de pagamentos, além de outros transtornos. Diante disso, foi deliberado que a Assessoria Jurídica do SINTET-UFU entre com ação coletiva contra o Decreto 10.620. Essa ação será conduzida de acordo com orientações da FASUBRA e é uma tentativa de barrar as medidas do decreto.

Os trabalhadores e trabalhadoras do Hospital de Clínicas falaram sobre a situação do HC, relatando condições de trabalho completamente inadequadas, sobrecarga devido ao déficit de profissionais, já que os trabalhadores/as FAEPU e os temporários emergenciais da EBSERH estão sendo desligados e não há reposição suficiente, entre outros problemas que se agravaram com o aumento de casos de COVID-19 e gripe.

 

Norton Nunes, Coordenador do SINTET e servidor no HC, fala sobre a situação do hospital

 

Após as exposições dos profissionais do HC-UFU, foi aprovada a Paralisação Setorial dos Trabalhadores do Hospital de Clínicas no dia 28 de janeiro de 2022, contra a precarização do hospital e das condições de trabalho na gestão EBSERH. Durante essa semana, será organizada a campanha de mobilização e ato público para o dia da paralisação.

Partindo para a última pauta da assembleia, a Coordenação do Sindicato leu para os presentes a resposta da Reitoria ao ofício 005/2021. O documento nega a solicitação do SINTET para que os trabalhadores e trabalhadoras retornem ao trabalho remoto. Diante disso, num contexto de aumento expressivo dos casos de COVID em Uberlândia, a categoria deflagra greve local sanitária das áreas acadêmica e administrativa da UFU a partir do dia 28 de janeiro de 2022, enquanto durar o agravamento da pandemia.

A Greve Sanitária consiste em realizar as atividades do setor de trabalho remotamente, ou seja, não há suspensão do trabalho, o que diferencia essa modalidade da greve convencional. A medida é para proteger os servidores e servidoras do contato com o COVID-19, além de configurar uma forma de protesto.

Para integrar o Comando de Greve do SINTET-UFU, entre em contato com o e-mail: assessoria@sintetufu.org e/ou pelo telefone e WhatsApp: 34 9 9897-6931.

 

Categoria deflagra greve sanitária do setor acadêmico e administrativo da UFU a partir do dia 28/01

24 de janeiro de 2022