ASSEMBLEIA GERAL | Base do Sindicato mantém o posicionamento de greve no mínimo com o setor da educação e aponta ações que o SINTET-UFU deve realizar tendo em vista as eleições de 2022

Assembleia aconteceu no CC do campus Santa Mônica e online via plataforma Zoom

 

Na tarde dessa terça-feira, dia 17 de maio, os servidores e servidoras da UFU se reuniram em Assembleia Geral realizada no Centro de Convivência do campus Santa Mônica e online por meio da plataforma Zoom. Durante a atividade, a base do Sindicato permaneceu na defesa da greve no mínimo com o setor da educação e apontou ações que o SINTET-UFU deve realizar tendo em vista as eleições de 2022. Além disso, foram eleitos os delegados e delegadas para a Plenária da Fasubra.

Na pauta de informes locais, a Coordenação do Sindicato informou aos presentes sobre a última reunião do Conselho Diretor, realizada no dia 6 de maio, que aprovou o Plano de Gestão que possibilita a realização do Teletrabalho na Universidade Federal de Uberlândia – saiba mais.

Também ressaltaram a data de hoje, em que celebra-se o dia internacional do combate à LGBTQI+fobia. O técnico-administrativo e Coordenador da pasta de Políticas Sociais e Antirracismo no SINTET-UFU escreveu um texto refletindo sobre essa temática com foco na educação – confira.

Passando para a análise de conjuntura, o Prof. Sidney Ruocco, representando a ADUFU, deu alguns repasses sobre as discussões da categoria sobre a deflagração de greve. Ruocco afirmou que, de acordo com as assembleias e reuniões realizadas nacionalmente, não haverá greve dos professores.

Em seguida, em nome do SINASEFE, João Rocha esclareceu que o Sindicato deliberou pela construção da greve, mas não foi uma decisão homogênea, levando em conta algumas dificuldades apontadas pela categoria que o SINASEFE representa (professores/as e técnicos/as). Rocha reforça a relevância de realizar uma greve, tendo em vista a necessidade de recomposição salarial das servidoras e servidores públicos. No entanto, reconhece que inúmeros obstáculos dificultam a viabilização do movimento.

Após análise de conjuntura e longo debate a respeito da possibilidade de greve nacional e campanha pela recomposição salarial, os técnicos e técnicas da UFU deliberaram manter o posicionamento de greve no mínimo com o setor da educação.

Por meio de votação, a base do Sindicato também decidiu que o SINTET UFU deve atuar frontalmente para evitar a reeleição de Bolsonaro e abrir espaço às candidaturas de esquerda para legislativo e executivo. Para isso, os servidores e servidoras reunidos na Assembleia deliberaram a criação do comitê de mobilização e elaboração de plataforma programática para apresentar a candidaturas (majoritárias e proporcionais) do campo da esquerda.

Em seguida, os presentes suspenderam a última pauta da assembleia, referente à criação da comissão de destinação do Centro de Formação do SINTET-UFU, que tem como o intuito avaliar a viabilidade de vender o Centro de Formação do Sindicato e construir uma nova sede. Essa deliberação deverá ocorrer em nova assembleia da categoria.

Por fim, foram eleitos os delegados e delegadas que representarão o SINTET-UFU na Plenária da Fasubra, que será realizada nos dias 3, 4 e 5 de junho em Brasília-DF. São eles: Alexandra Rodrigues, Carmen Lúcia Barbosa Santos, Celso Antônio da Silva, Jaciara França, Mário Costa de Paiva Guimarães Júnior, Valdecir Lucas da Silva e Robson Luiz Carneiro representando a Coordenação Colegiada do Sindicato.

 

Base do Sindicato aponta as ações que o SINTET-UFU precisa realizar nas eleições de 2022

 

17 de maio de 2022