Assembleia de greve aprova moção de apoio aos estudantes secundaristas

assembleia-04-11

Assembleia discutiu conjuntura brasileira e reafirmou o apoio aos estudantes secundaristas. (Imagem: Guilherme Gonçalves)

 

Por Guilherme Gonçalves

Na manhã dessa sexta-feira (04), foi realizada mais uma assembleia de greve das trabalhadoras e trabalhadores técnico-administrativos em educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). O evento aconteceu na tenda do Comando Local de Greve (CLG), localizada entre o bloco 1J e o Banco do Brasil no campus Santa Mônica, e aprovou entre outros encaminhamentos uma moção de apoio da categoria aos estudantes secundaristas de Uberlândia e do Brasil.

A assembleia foi coordenada por Celeste Francisca da Silva, com Magna Soares na secretaria e Carlos Magno Batista como relator. A pauta aprovada foi: informes, análise de conjuntura e encaminhamentos.

No ponto de pauta informes forem apresentadas as ações do CLG durante a semana, principalmente, a greve dentro do Hospital de Clínicas (HC) que tem sofrido com pressões. Foi enfatizada a campanha Novembro Azul, para prevenção do câncer de próstata que ainda hoje atinge muitos homens. Foi enfatizado também o ato em defesa da educação pública, que acontece hoje (04) a partir das 16 horas na Praça Tubal Vilela.

O apoio aos estudantes secundaristas que ocuparam 28 escolas em Uberlândia e mais de mil em todo o Brasil também pautou a análise de conjuntura da maioria dos participantes. Para a maioria é compromisso do Comando Local e dos demais grevistas, apoiar as ocupações de alunos e alunas que lutam por educação pública de qualidade.

Ao final, a assembleia aprovou moção de apoio aos estudantes secundaristas e uma moção de repúdio ao Ministério Público que tem agido de forma autoritária sobre o assunto. Foi aprovado também o apoio e participação da categoria no ato público em defesa da educação na praça Tubal Vilela às 16 horas.

Por último, foi marcada a próxima assembleia de greve que acontecerá na próxima quarta-feira, dia 9, às 14 horas no campus Santa Mônica.

4 de novembro de 2016