Ameaças de cortes de plantão são práticas assediosas e anti-sindicais

 

A Coordenação Colegiada do SINTET-UFU alerta a Direção do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU) sobre a ocorrência de práticas assediosas por parte de chefias. Trabalhadoras e trabalhadores procuraram esta entidade sindical para relatar que foram informados de que perderiam o direito à realização de plantões futuros aquelas e aqueles que aderissem às paralisações dos dias 06 e 07 de Junho de 2018. Recebemos ainda relato de que procedimentos eletivos estariam sendo impostos durante o período de paralisação.
 
Conforme já pacificado em acordos, tanto com a Direção do HC-UFU quanto com a Administração Superior da Universidade, as trabalhadoras e trabalhadores do hospital universitário irão garantir o atendimento aos casos de urgência e emergência em cumprimento à escala de paralisações. Reiteramos ainda que são condenáveis as ameaças de corte de plantões por parte das chefias e que o Plantão Hospitalar não deve ser utilizado como moeda de troca para evitar adesão à paralisação. Isso configura prática anti-sindical e precisa ser rechaçado pela Direção do Hospital de Clínicas da UFU.
 
Reiteramos à todas as trabalhadores e trabalhadores que as paralisações nos dias 06 e 07 de Junho são legítimas e a participação, observando as escalas de atendimento de urgência e emergência, são um direito que deve ser respeitado.
 
Uberlândia, 05 de junho de 2018
 
Coordenação Colegiada do SINTET-UFU

5 de junho de 2018