Home » Notícias » Mundo »

Reitores apoiam contratação de docentes de universidades federais por Organização Social

Na contratação de docentes de universidades federais por meio de Organização Social (OS) ganhou força entre os reitores das instituições. Parte dos integrantes da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) apoia a tendência do Ministério da Educação (MEC) para contratar via CLT. Professores das universidades federais e entidades de classe acompanham com preocupação a adesão.

Presidente do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN), Paulo Rizzo acredita que se a proposta for implementada vai tirar o poder de barganha pelo reajuste salarial. “Nós vemos que a tendência do MEC é a contração de docentes via OS, que vai funcionar como empreiteira de mão de obra, o que nada mais é do que terceirização”, afirma Rizzo.

O MEC informou que as OS não excluem a necessidade de concursados. “O modelo está em vigência desde 1998 e nunca foi utilizado para esta finalidade. Espera-se que a consolidação do modelo ajude a somar”. A Andifes não se pronunciou.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) já havia declarado que pretende, junto com o Ministério de Ciência e Tecnologia e da Educação, criar OS para contratar docentes. Em abril desse ano, o STF entendeu que as OS podem ser usadas em ações do estado em atividades dirigidas ao ensino.

MUDANÇA É SUSPENSA
A transferência do serviço de ginecologia do Hospital Municipal Salgado Filho para o Instituto da Mulher Maternidade Fernando Magalhães foi negada ontem pela Secretaria Municipal de Saúde. O resultado aconteceu após pressão do sindicato da categoria (Sindmed-RJ), que também conseguiu provas para residentes.

13º ADIANTADO
A Prefeitura de Queimados adiantou ontem 40% do 13º salário dos mais de 3.500 servidores do município, sem descontos. A segunda parte do salário extra será pago em dezembro. O município argumentou que a ação é possível diante da organização administrativa e fazendária, para manter em dia seus compromissos.

MUDANÇA DE ESPAÇO
Após a coluna denunciar o descaso com documentos da Prefeitura de Angra dos Reis, o município informou que todo o material guardado de forma inapropriada, chamado de arquivo, será realocado em outro espaço. Mas só os do ano passado, porque os demais serão descartados. Contudo, não há prazo para isso ocorrer.

DIA NACIONAL DE LUTAS — Está marcado para o próximo dia 25 o Dia Nacional de Lutas, que será promovido pelas principais centrais sindicais de todo o país. O evento é mais mais uma pressão contra o governo, que pretende apresentar dentro de duas semanas proposta de reajuste salarial.

Fonte: Jornal o Dia

15 de junho de 2015