Nossos inimigos dizem: A luta terminou.
Mas nós dizemos: ela começou.
Nossos inimigos dizem: A verdade está liquidada.
Mas nós dizemos: Nós a sabemos ainda.
Nossos inimigos dizem: Mesmo que ainda se conheça a
verdade
Ela não pode mais ser divulgada.
Mas nós a divulgamos.
É a véspera da batalha.
É a preparação de nossos quadros.
É o estudo do plano de luta.
É o dia antes da queda
De nossos inimigos.
Bertolt Brecht
Desde a 3ª reunião do Conselho Diretor, presidida pelo atual REItor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Prof. Dr. Valder Steffen, realizada em 7 de abril de 2017, o SINTET-UFU vem demonstrando em todos os espaços institucionais da UFU e coletivos da categoria sua preocupação e inconformidade com a implantação improdutiva e autoritária do sistema de controle eletrônico para técnico-administrativos em educação da universidade.
Entre as principais considerações, destacamos o fato de que esse sistema de ponto eletrônico não é eficiente e não corresponde à realidade e à diversidade que permeia a categoria em suas atividades de pesquisa, gestão e extensão. Entretanto, a Administração Superior, após 27 meses de resistência de nossa parte, anunciou seu início sem alarde e de forma abrupta na semana anterior à implantação do Sistema de Registro Eletrônico de Frequência (SISREF) a partir do dia 01 de agosto. O Pró-Reitor de Gestão de Pessoas e alguns outros membros da Administração Superior, desejava de modo pessoal que o sistema do ponto eletrônico já estivesse instalado desde dezembro de 2017. Mas não conseguiram obter essa satisfação pessoal na época!
Como já alertamos em outros momentos, o SISREF iniciará seu processo de implantação agora em Agosto, repleto de falhas e impondo uma série de problemas para a categoria, já que não conseguirá se adaptar a realidade da universidade e assim afetará o tratamento de igualdade que todas as servidoras e todos os servidores merecem da
administração pública.
Os membros dessa Administração Superior da UFU colocarão em seu currículo acadêmico o feito de ferir gravemente a autonomia administrativa da UFU garantida pela Constituição Federal de 1988. Vão carimbar em sua trajetória na UFU essa mácula e, certamente, essa ignomínia será lembrada por diversos Técnicos Administrativos em Educação da UFU não apenas nas eleições em 2020, mas no decorrer dos próximos anos. A marca dessa gestão será a dos golpes nos conselhos superiores, a não implementação das 30 horas e a imposição do ponto eletrônico na UFU ferindo a autonomia da Instituição. Dizemos isso, porque o servidor central do SISREF é ligado diretamente ao banco de dados do governo federal e não da UFU, permitindo assim maior perseguição e o mapeamento de técnicos e técnicas por parte de um estado cada vez mais policialesco em momentos de enfrentamento e reivindicações da categoria, como, por exemplo, em campanhas salariais ou em defesa da Universidade Pública. Tais pontos são apenas iniciais de uma série de problemáticas que o SISREF imporá a instituição com anuência e apoio dessa Administração Superior, em especial do nosso Pró-Reitor de Gestão de Pessoas que nutre desejos curiosos contra nossa categoria.
Por fim, é importante ressaltar que a luta e resistência a métodos que facilitam perseguições e que não se adequam a realidade de trabalho das técnicas e dos técnico-administrativos em educação jamais cessará. O SINTET-UFU continuará, cotidianamente, a questionar tal imposição e procurar reverter o quadro, mas, para isso, é EXTREMAMENTE necessário a contribuição de todas e de todos. ABAIXO ENCONTRA-SE O LINK DA OUVIDORIA DO SINTET-UFU, RELATE PARA NÓS QUANTAS VEZES NECESSÁRIO TODOS OS PROBLEMAS QUE VOCÊ TIVER SEJA COM SEU TRABALHO OU COM SUA CHEFIA EM RELAÇÃO AO SISREF! Toda e qualquer ocorrência de falhas técnicas e práticas assediosas precisam ser relatadas. http://www.sintetufu.org/slider/central-de-denuncias-sintet-ufu/
Buscaremos métodos de controle de frequência que espelhem a realidade do trabalho com o objetivo de sempre garantir um serviço público que atenda sempre as demandas da nossa sociedade!
Uberlândia, 31 de julho de 2019
Coordenação Colegiada do SINTET-UFU
31 de julho de 2019