Fala SINTET-UFU | 03 de março de 2021

PROGRAMA FM UNIVERSITÁRIA 536 – 03 de março de 2021

Olá companheiras e companheiros ouvintes da Universitária FM, eu sou Raissa Dantas e está no ar o FALA SINTET-UFU.

 

Covid-19 em Uberlândia

 O SINTET-UFU, sintonizado com as necessidades da população de Uberlândia, dedica esta edição do Fala SINTET-UFU para informar e alertar a toda população sobre a situação dramática que a saúde da cidade enfrenta. Este é o momento mais grave vivido por Uberlândia desde o início da pandemia de Covid-19. Neste momento, toda a rede hospitalar pública e particular da cidade está colapsada. A rede de saúde da cidade ultrapassou 100% de ocupação dos leitos e existe cerca de 152 pessoas aguardando leitos de enfermaria e 184 de UTIs neste momento. Na data desta gravação, a cidade somava 1.088 óbitos confirmados relacionados à Covid-19, nos últimos 30 dias foram 271 óbitos, uma média de 9 perdas por dia. Mais de 30 mil pessoas já foram vacinadas, mas precisamos urgentemente ampliar a vacinação na cidade de Uberlândia, visto que esta é a única possibilidade preventiva na pandemia. A prefeitura sinalizou adesão ao consórcio público para compra de vacinas, então reforçamos a cobrança e a campanha pela vacinação gratuita e universal em nosso município.

 

HC-UFU

O SINTET-UFU traz, ainda, dados importantes sobre o Hospital de Clínicas da UFU e o enfrentamento à Covid-19. As informações foram obtidas em uma live realizada no dia 24 de fevereiro, com a presença do reitor da universidade, Prof. Valder Steffen Júnior, e o superintendente do Hospital de Clínicas, Nilton Pereira Júnior. O HC-UFU fará a abertura de mais 52 leitos de enfermaria para COVID-19. O Hospital tem 25 pacientes internados em estado grave na UTI. O HC é referência para casos pediátricos de COVID-19 e os leitos de pediatria foram ampliados de 8 para 12. Foram abertos 7 novos leitos de UTI e chegaram 12 novos respiradores. O HC ampliará de 50 para 122 o número de leitos destinados à Covid-19. O HC-UFU é referência de alta complexidade em toda a região e o maior prestador de serviços pelo SUS, em Minas Gerais. Atendendo Uberlândia e mais 26 municípios, é o único hospital público da macrorregião do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba capacitado para atender todos os casos de urgência e emergência em procedimentos de grande urgência. É preciso que se garanta a estrutura necessária de recursos humanos, materiais e equipamentos de proteção individuais. O sindicato acompanhará cada passo dessa implementação de novos leitos, cobrando as condições adequadas e a contratação de profissionais para dar conta do aumento da demanda.

 

Médico virtual

Quem mora em Uberlândia pode ter acesso ao atendimento médico de forma mais rápida e sem sair de casa por meio da ferramenta “Médico Virtual”, disponível pelo “Zap da Prefeitura”, ou pela Central de Orientações em Saúde, uma parceria do município com a Unimed. Os atendimentos são realizados para toda a população de Uberlândia gratuitamente. Para falar com o Médico Virtual pelo Zap da Prefeitura, ligue para 9.9774-0616, 9.9774-0616. Para falar na Central de Orientação à Saúde, ligue para 0800 772 8993, 0800 772 8993. Ou pelo Whatsapp DDD 11, 93292-5945, DDD 11, 93292-5945.

 

Esse foi o FALA SINTET-UFU dessa semana! Você pode conferir mais informações em nosso site e em nossas redes sociais. Ótima semana a todas e todos, faça sua parte, fique em casa e até o próximo programa!

 

Programa produzido com informações retiradas da Universidade Federal de Uberlândia e da Prefeitura Municipal de Uberlândia.

2 de março de 2021